A Defesa Civil de Jundiaí alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o Estado de São Paulo, incluindo a região de Jundiaí, a partir desta terça (27) até sexta-feira (30). Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, aumentando o risco para transtornos, devido à aproximação de uma frente fria, vinda do Sul do País.
O destaque e atenção ficam voltados para a região de Campinas e Sorocaba, da qual Jundiaí faz parte, com acumulado de 155mm. Com a chuva forte e intensa existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Portanto, ressalta-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.
No momento, Jundiaí encontra-se em estado de Observação (chuvas de até 80mm), e a Defesa Civil monitora todos os bairros de maneira igual. Também não foi registrada nenhuma ocorrência com vítimas até a tarde desta terça-feira (27).
Recomendações e Orientações
A Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.
“Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.
Qualquer dúvida ou informação pode ser também obtida na Defesa Civil pelo número 4589-0666 ou o 199.
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Demais Regiões
Na Capital, região Metropolitana da Capital, Araçatuba, São José do Rio Preto e São José dos Campos são esperados acumulados de 120mm. Em Presidente Prudente e Marília, 100mm; em Franca, Ribeirão Preto e Barretos 125mm; na Baixada Santista, 130mm; em Itapeva e Registro, 135mm; Em Araraquara e Bauru, acumulados de 140mm; no Vale do Paraíba, 145mm; e, na Serra da Mantiqueira, 150mm, em todo o período mencionado.
Assessoria de Imprensa